terça-feira, 5 de julho de 2011

Na contramão: Série A tem média de um gol contra por rodada

Apesar de não ter Didi, Dedé, Mussum nem Zacarias, o Campeonato Brasileiro de 2011 tem sido marcado por diversas trapalhadas. Após sete rodadas disputadas, a competição já registrou o mesmo número de gols contra - embora um deles, de forma equivocada, não tenha ido para a súmula do jogo. É uma quantidade expressiva, se for levado em conta que, em todo o Brasileirão do ano passado, houve 12 ocasiões em que um jogador balançou a rede do próprio time.
No último sábado, em jogo que tinha sido adiado, o placar só saiu do zero porque o zagueiro Anderson, do América-MG, fez as vezes de atacante do Santos e cabeceou contra o próprio gol para decretar a vitória do Peixe pela contagem mínima (veja este e os outros seis gols contra no vídeo acima).
Duas outras partidas deste Brasileiro foram resolvidas de maneira semelhante. Pela segunda rodada, o Grêmio bateu o Atlético-PR na Arena da Baixada com um gol contra infantil do zagueiro Rafael Santos. Sem olhar para a sua meta, ele recuou a bola para o goleiro, que estava saindo da área e não conseguiu evitar o pior. Já na rodada de abertura, o goleiro Fábio deu bobeira e socou a bola em cima do companheiro Marquinhos Paraná. Resultado da trapalhada: gol do Figueirense e triunfo catarinense por 1 a 0.
gol contra marquinhos paraná cruzeiro (Foto: Rubens Flores / Agência Estado)
No entanto, foi o jogo entre Internacional e Palmeiras que ficou marcado por uma troca de gentilezas. Primeiro, Márcio Araújo, do time paulista, teve "frieza" para colocar a bola no ângulo do goleiro Marcos. O problema é que ambos são do mesmo time. Quatro minutos depois, numa atitude solidária ao companheiro de profissão, o zagueiro Rodrigo, do Inter, empatou o jogo para o Palmeiras em mais um gol contra desajeitado na partida.
gol contra marcio araujo palmeiras (Foto: Wesley Santos / Agência Estado)
Quem se utilizou da política da boa vizinhança para agradar às duas torcidas presentes foi Casemiro, do São Paulo. No jogo diante do Grêmio, ele abriu o placar para o clube paulista na etapa inicial. Quando voltou do intervalo, o volante deu a impressão de que esqueceu que sua equipe atacaria para o outro lado e empatou para o Tricolor gaúcho.
Na goleada do Palmeiras por 5 a 0 sobre o Avaí, George Lucas se encarregou de abrir os trabalhos para o Verdão apesar de defender o clube catarinense. O lateral-direito ao menos teve a cara livrada pelo árbitro Fabrício Neves Correa na súmula. O gol foi creditado ao palmeirense Lincoln, que nem sequer encostou na bola.Veja o número de gols contra nas últimas cinco edições da Série A:
2010 - 12 gols contra (0,31 por rodada)
2009 - 18 gols contra (0,47 por rodada)
2008 - 14 gols contra (0,36 por rodada)
2007 - 18 gols contra (0,47 por rodada)
2006 - 25 gols contra (0,65 por rodada)Série B não fica atrásContagiados pela febre dos gols contra, os jogadores da Série B também têm aprontado das suas neste sentido. Em nove rodadas até aqui, oito atletas assumiram papel de vilão e colocaram a pelota na direção errada. A situação mais curiosa delas ocorreu com o goleiro Júlio César, da Ponte Preta. Depois de um lateral cobrado pelo Salgueiro na área da Macaca, o camisa 1 foi amortecer a bola para segurá-la em dois tempos e acabou por vê-la passar por baixo de suas próprias pernas antes de entrar. Para a sua sorte, a Ponte venceu o jogo por 3 a 2 e a falha foi amenizada (assista aos gols da partida no vídeo).
Outros jogadores fizeram gols contra na Série B de 2011. São eles: Marcelinho (Boa Esporte, a favor do Guarani); Felipe (Bragantino, a favor da Portuguesa); Paulo Rodrigues (Duque de Caxias, a favor do Paraná); Douglas (Grêmio Barueri, a favor da Ponte Preta); Jorge Felipe (Náutico, a favor da Portuguesa) Luís Ricardo (Portuguesa, a favor do Guarani); Bruno Recife (São Caetano, a favor do Salgueiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário