quarta-feira, 6 de julho de 2011

Substituto de Cabañas, novo matador paraguaio atende por Lucas Barrios

lucas barrios treinador paraguai (Foto: Agência EFE)
Sem Salvador Cabañas, fora de ação após levar um tiro na cabeça no ano passado, o Paraguai está em busca de um novo carrasco do Brasil. Candidatos não faltam à equipe comandada por Gerardo Martino. Mas o preferido sequer é guarani. Argentino de nascimento, mas naturalizado paraguaio, Lucas Barrios, de 26 anos, é a arma do time para o confronto deste sábado, às 16h (de Brasília), em Córdoba, pela segunda rodada da Copa América.
Filho de mãe paraguaia, Barrios conseguiu a naturalização em abril do ano passado. Só assim pôde figurar na lista dos jogadores que disputou a Copa de 2010, na África do Sul. Contra o Brasil, ele nunca atuou. Será a primeira vez neste sábado. Mas o fardo é pesado. O atacante foi chamado para a seleção justamente para substituir o ex-jogador do América-MEX.
Mas não será fácil superar o desempenho de Cabañas diante da Seleção Brasileira. Nos dois últimos duelos entre as equipes, ambos pelas eliminatórias para o Mundial da África do Sul, uma vitoria para cada lado: triunfo do Paraguai por 2 a 0, em Assunção, e vitória do Brasil por 2 a 1, em Recife. O goleador marcou uma vez em cada duelo.
Jogar com uma equipe da envergadura do Brasil é uma motivação extra"
Lucas Barrios
E é exatamente tal missão que o atacante do Borussia Dortmund terá que cumprir diante da Seleção de Mano Menezes. Barrios virou cidadão paraguaio em 2010. A oficialização da documentação serviu justamente para tapar a lacuna pela ausência do antigo matador. E o atacante do Borussia, atual campeão alemão, não fez feio. Na última temporada, o jogador marcou 19 vezes em 37 partidas. Pela seleção paraguaia, ele também tem números expressivos. Foram 15 partidas, cinco gols e quatro assistências. No Mundial, ele participou de cinco confrontos.
Antes de defender o Borussia e se naturalizar paraguaio, Barrios se destacou atuando pelo Colo Colo, do Chile. Foram 53 jogos e 49 gols. As boas partidas chamaram a atenção da equipe de Dortmund que desembolsou € 4 milhões (cerca de R$ 11,5 milhões) para contar com o jogador a partir de junho de 2009.
Lucas Barrios comemoração gol Paraguai Bolívia (Foto: Foto: Efe)
Empolgado com a participação em sua primeira Copa América, Barrios comentou já em Córdoba a importância do duelo contra a Seleção Brasileira.
- Jogar com uma equipe da envergadura do Brasil é uma motivação extra. É uma partida decisiva para sabermos qual será o nosso futuro. Com uma vitória, estaríamos muito perto da classificação. Encaramos o confronto como o mais importante do Grupo B – disse Barrios.
O zagueiro Thiago Silva, que terá a missão de conter o ímpeto de Barrios comentou o bom momento vivido pelo atacante. Mas fez uma ressalva à preocupação que a Seleção precisa ter com o Paraguai.
- No futebol de hoje nós acompanhamos tudo e todos. Vejo até a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro e conheço a maioria dos jogadores. O Barrios é um jogador que precisamos ter atenção redobrada, mas ele não joga sozinho - avaliou.
Neste sábado, Barrios terá a oportunidade de calar a torcida brasileira no estádio Mário Kempes, em Córdoba. O confronto entre a Seleção e o Paraguai será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário