Esporte do Norte

Briga judicial entre Fast e Nacional será nesta quinta


O duelo judicial entre o Fast/Ulbra e a Federação Amazonense de Futebol (FAF), em razão da indicação do Nacional para a vaga do Estado de Roraima na Série D do Brasileiro, terá o primeiro capítulo nesta quinta-feira no Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM).

O TJD confirmou o julgamento no Pleno para esta quinta. A FAF pediu vistas ao processo e explicou o motivo pelo qual indicou o Leão à quarta divisão.

O critério adotado pela Federação foi o Ranking Nacional de Clubes (RNC), no qual o Nacional é o melhor entre os amazonenses.

O Fast/Ulbra reivindica que seja utilizado o critério técnico assim como é exigido pelo Estatuto do Torcedor. Como a FAF indica seus representantes através do estadual do ano anterior, o Rolo Compressor teria direito a vaga por ter sido o vice-campeão do Amazonense 2010, enquanto o Naça foi o quarto colocado.

Obras do Mendonça devem iniciar em 20 dias


As obras de reforma, ampliação e modernização do Estádio Floro de Mendonça, localizado em Itacoatiara  (a 170 quilômetros de Manaus), devem iniciar em 20 dias. Com a liberação de R$ 1.599, 5 milhão dos cofres do Estado pelo governador Omar Aziz e o anúncio da empresa vencedora da licitação, a Metro Quadrado Engenharia, o titular da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Júlio César Soares, disse, nesta segunda-feira  (4) que falta apenas o término do processo de homologação da licitação por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para os trabalhadores arregaçarem as mangas e botem a mão na massa. “Há uma burocracia e ser observada. É da lei. Todo nosso esforço está concentrado para que as obras iniciem em vinte dias”, afirmou o secretário.

Na quarta-feira, Sejel, Seinf, dirigentes do Penarol, prefeitura de Itacoatiara e o comando da Metro Quadrado se reúnem para definir o cronograma das obras. Júlio disse que na ocasião vai defender prioridade na edificação para os itens iluminação e instalações elétricas e ampliação da arquibancada para aumentar a capacidade de espectadores no Estádio. “Essa é a opinião que eu vou defender na reunião, para que as obras não atrapalhem o Penarol jogar diante de seus torcedores em casa na Série D”. Segundo Júlio, há uma proposta de desapropriação da parte atrás dos bancos de reservas do Floro para que aumento a área de aquecimento e da arquibancada.

Nacional faz primeiro coletivo com time completo


O primeiro coletivo do Nacional com o grupo completo, de 24 jogadores, hoje, marcou o início das disputas por vagas no time principal para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Com várias opções, o técnico Adinamar Abib testou formações diferentes para cada esquema tático. Diante de um elenco com jogadores que se equivalem em nível técnico, Abib definiu o requisito para escolher os titulares. “Gostei de todos. Então, o jogador fisicamente melhor preparado e que saiba buscar seu espaço, vai ganhar vaga na equipe”, comentou o treinador, que não tem favoritos a vagas cativas na equipe. Os jogadores assimilaram o recado e no treino de hoje demonstraram que a disputa será acirrada. Com direito a empurrões e puxão de colete, os titulares venceram por 2 a 0 com um gol do atacante Charles e outro do lateral-esquerdo Alberto em cada tempo da atividade.

No primeiro tempo do coletivo, Abib optou pelo habitual esquema 3-5-2. O trio de zaga formado por Fábio Gomes, Santiago e Lídio ficou firme até a troca de sistema, quando Gomes passou para o time reserva. No setor de armação, Clayton He-Man e Catatau nas alas apoiavam Igor Gaúcho e Amaralzinho, enquanto Igor Cearense seguia como armador e meia ofensivo livre para avançar ao ataque, formado pela dupla Branco e Charles, que tem fama de ser artilheiro.

Com a mudança para o esquema 4-4-2, o meia-atacante Maico Gaúcho deixou os reservas e não decepcionou o treinador. “O Maico tem uma qualidade técnica apurada e me agradou. Só que, fisicamente, ele ainda não está no nível dos outros jogadores que começaram a treinar antes”, declarou Abib.

O atacante Washington, que substituiu Branco, foi o alvo preferido da defesa dos titulares e reservas. O zagueiro Flávio, um dos últimos reforços a chegar ao lado de Maico Gaúcho, ficou os dois tempos na reserva, mas estava com vontade de mostrar serviço ao investir numa marcação cerrada e forte parecida com a do titular Santiago.

O volante Wilker (foto) entrou no lugar de Amaralzinho e o lateral Alberto assumiu a função de Clayton He-Man na esquerda. Já no meio-campo, Vinícius ocupou a vaga de Igor Cearense. “Trocamos as peças para o ritmo (do treino) não cair”, despistou Abib.